QUAIS SÃO OS COMPONENTES DA SUSPENSÃO?
A suspensão é composta por: amortecedores, molas, batentes, coxins, bandejas, barra estabilizadoras, bieletas, pivôs.
Amortecedores
O amortecedor é um componente responsável em absorver os impactos gerados na condução do automóvel proporcionando estabilidade e dirigibilidade.
Molas
A mola é um componente que junto com o amortecedor absorve as irregularidade da pista.
Batentes
O batente de fim de curso da haste do amortecedor, também conhecido como batente do amortecedor, tem a função de impedir que a haste do amortecedor cheque até o final, evitando danos às peças internas do amortecedor.
Coxins (batente superior)
A maioria dos veículos possui o coxim que esta instalado acima do prato superior do amortecedor.Com a ajuda de um rolamento permite a movimentação da coluna de um lado para outro.
Bandejas
Este componente tem a função de ligar a carroceria a coluna de suspensão por intermédio das buchas de borracha e pelo pivô.
Barra estabilizadora
A barra estabilizadora liga uma coluna de suspensão à outra, fazendo com que o carro permaneça o mais estável possível na estrada contribuindo para a estabilidade do veículo. .
Bieletas
Este componente faz a ligação da coluna de suspensão à barra estabilizadora.
QUAIS OS TIPOS DE SUSPENSÃO?
Existem três tipos de suspensão: A independente, semi-independente e dependente.
Suspensão Independente
A suspensão independente não transfere as irregularidades do solo para a outra suspensão do mesmo eixo.
Suspensão Semi-Independente
A suspensão semi-independente, transfere parcialmente as irregularidades do solo para outra suspensão do mesmo eixo.
Suspensão Dependente
A suspensão dependente (ou eixo rígido) transfere totalmente as irregularidades do solo para outra suspensão do mesmo eixo.
QUANDO DEVO VERIFICAR A SUSPENSÃO?
A suspensão deve ser verificada quando se percebe barulhos, estalos e rangidos. Isso significa que existe algum componente da suspensão com folgas excessivas. Quando há falta de estabilidade, pode indicar amortecedores sem ação. Quando o veiculo apresenta irregularidade na altura (um lado mais baixo que o outro, ou a traseira mais baixo que a dianteira), indica molas cansadas ou quebradas.
É CORRETO CORTAR AS MOLAS DA SUSPENSÃO PARA REBAIXAR?
Não.Esta prática não é recomendada porque diminui a estabilidade e conforto do veículo e danifica outras peças da suspensão, além de causar desgastes irregulares nos pneus.
E AQUECER AS MOLAS COM MAÇARICO PARA REBAIXAR?
Não.Esta prática não é recomendada porque enfraquece a mola no ponto em que foi aquecida, podendo vir a quebrar e causar acidentes.
O QUE FAZER ENTÃO?
Existe no mercado, suspensão já preparada para carros rebaixados, são molas e amortecedores especialmente fabricados para esta finalidade.
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